sábado, 30 de julho de 2011

Sìnteses Cromáticas

SÍNTESES CROMÁTICAS

Introdução
Chamamos sínteses cromáticas aos tipos de sistemas com os quais conseguimos gerar o espectro de cores, a fim de possibilitar reproduzi-las.
A mistura dos tons cião, magenta e amarelo, em diferentes intensidades, resulta numa enorme variedade de cores. Essa variedade de tons alcançada por esse sistema (CMYK) é menor do que a variedade do sistema RGB de TVs e monitores, por isso é que é preciso tomar cuidado ao se trabalhar com cores em materiais que serão impressos. O que é exibido no monitor não é aquilo que será impresso. Na imagem abaixo, são mostrados o alcance de cor dos sistemas RGB e CMYK dentro do espectro visível de luz (a região colorida).
Síntese aditivaÉ formada pelas cores obtidas através de feixes luminosos, chamadas cores-luz. Essas cores não possuem corpo material, existindo apenas quando as projetamos sobre uma superfície com o auxílio de alguma fonte luminosa, como um refletor.
Nesta síntese partimos da ausência total de luz, caracterizada pelo preto, e vamos adicionando luminosidade até obtermos ponto máximo, ou seja, a luz branca.
A síntese aditiva é aplicada em televisão, cinema, iluminação cênica, na fotografia…
Podemos formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de três cores fundamentais:
o VERMELHO, o VERDE e o AZUL. (Red, Green, Blue - RGB)Essas cores, misturadas entre si ou duas a duas, em proporções diferentes ou iguais vão resultar em todas as cores possíveis. Contudo estamos a falar de LUZ, isto é, comprimentos de onda. As tintas não se comportam dessa maneira, porque os pigmentos que as formam não são perfeitos.Assim:
Azul + Verde + Vermelho = BRANCO
Esta é a SINTESE ADITIVA, assim chamada porque formamos as cores e o branco pela adição das cores básicas, também chamadas primárias ou fundamentais, ou seja, o vermelho,verde e azul. As cores formadas pela combinação das cores básicas chamam-se complementares ou secundárias, que, como vimos no caso da síntese aditiva, são o amarelo, o magenta e o cião.
Uma cor é complementar (ou oposta) à outra quando se anulam reciprocamente, ou seja, quando as juntamos e se neutralizam.
Para exemplificar, tomemos uma cor qualquer, o vermelho.
Basta que juntemos as outras duas cores fundamentais da síntese aditiva, ou seja, o azul e o verde, para obtermos a cor complementar do vermelho, que é o cião. Um filtro cião não deixará passar nenhum comprimento de onda vermelho
, deixando-o preto, e vice-versa.
Assim, temos:
COR OPOSTA e sua SÍNTESE
Vermelho
Verde
Azul
Cião (Azul + Verde)
Magenta (Azul + Vermelho)
Amarelo (Vermelho + Verde)

Síntese subtrativaAqui as cores são obtidas por corantes que têm maior ou menor capacidade de absorver luminosidade, obtendo as cores-pigmento.
Quando temos uma superfície branca, o ponto inicial desta síntese, significa que ela é capaz de refletir 100% dos raios luminosos. Ao aplicar um pigmento sobre esta superfície, ele subtrai luminosidade até conseguir um índice máximo de absorção, caracterizado, teoricamente, pelo preto. Na prática, a impureza dos pigmentos faz com que cheguemos até um cinza neutro, sendo necessário o reforço do preto nos processos gráficos.
A síntese subtrativa é largamente usada na indústria gráfica, indústria química, indústria têxtil, nas artes plásticas, entre outros.
Na SÍNTESE SUBTRATIVA, as cores básicas são exatamente o amarelo, magenta e cião, sendo as suas complementares, respectivamente, o azul, verde e vermelho. Como na síntese aditiva, as cores básicas podem ser combinadas duas a duas ou todas entre si, em proporções iguais ou diferentes, para se formar todas as cores possíveis.
COR BÁSICA COR COMPLEMENTAR
Amarelo - Azul (Magenta + Ciano)
Magenta - Verde (Ciano + Amarelo)
Ciano - Vermelho (Amarelo + Magenta)
Estes conceitos de cores básicas e complementares são fundamentais para a compreensão de vários temas em fotografia, pois suas aplicações são importantes quando se deseja corrigir ou acentuar
determinados aspectos do assunto fotografado, seja a cores ou Preto-e-branco. No campo do laboratório a cores, é essencial o domínio dos conceitos da síntese subtrativa. Em inglês, esses sistemas são conhecidos como RGB (Red, Green Blue, síntese aditiva)
Síntese Aditiva: o Vermelho, Verde
e Azul formam o Ciano, magenta e
amarelo, e ao centro o Branco
Síntese Subtrativa: na figura podemos ver
as 3 cores complementares unidas, o cião, o magenta e
amarelo que formam novamente o vermelho, verde e o
azul, sendo que no centro temos o preto.
Síntese partitivaÉ a soma fisiológica das sínteses aditivas e subtrativas, resultando na cor-óptica. Neste caso, as cores não são misturadas materialmente, mas através da impressão que causam ao se agruparem numa maior ou menor proporção sobre uma superfície.
Um bom exemplo desta síntese são os trabalhos dos pintores impressionistas. A ilusão de uma vasta combinação de cores se dá não pela mistura das tintas, mas pela sensação que a justaposição de cores puras causa, como neste quadro do pintor Georges Seurat

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