sábado, 30 de julho de 2011

Espaços de cor e Espectro

EQUAÇÃO TRICROMÁTICA DA COR C
C=50R+20G+35B
Os valores de RGB são os componentes tricromáticos da cor C.

O lugar do espectro define a fronteira tridimensional da representação das cores visiveis através da soma de três primárias(RGB).
Nessa representação são representados os atributos da cor:
O Tom
Refere-se à qualidade (nome) da cor (olho distingue 125 tons) ex: amarelo, vermelho, verde, etc...

A Luminosidade
É a quantidade de luz que atinge o olho humano dentro do mesmo tom e da mesma pureza (mais clara, mais escura);limites : preto e o branco.

A Saturação
É a proporção do tom puro predominante, refere-se à nossa percepção da diferença duma dada cor relativamente à cor branca ou cinzenta-
– Cor esbatida tem pouco saturação
– Cor espectral tem muita saturação
– Uma cor é tanto mais saturada quanto menor a quantidade de branco ou preto tiver. Uma cor está completamente saturada, quando não possui nem branco nem preto.




Um espaço de cor nada mais é do que um modelo matemático usado para descrever cada cor a partir de fórmulas. É certo que ainda existem muitos outros espaços de cor além do RGB, como o CMYK , o HSB, o HSL e o CIE-Lab.
É o espaço de cor RGB é o utilizado em todos os monitores dos mais diversos tipos. Forma as suas cores a partir da adição de vermelhos, azuis e verdes em escalas de 0-255. Por exemplo, para que seu monitor crie uma cor vermelha, a placa de vídeo transfere a informação 255,0,0 para os pixels que devem ser vermelhos. Para o branco, a placa manda um sinal 255,255,255. Ao somar todas as cores primárias em seu valor máximo, o monitor atinge o branco. No outro extremo, para sintetizar o preto, o sinal recebido pelos pixels é 0,0,0.



O controle de cor é parte integral de diversas profissões. Designers, fotógrafos, impressores, produtores gráficos, editores de vídeo, todos se beneficiam do conhecimento sobre espaços de cor. Dependendo da aplicação desejada, é possível escolher um espaço de cor apropriado para cada saída.
Por exemplo, um cineasta que só publica seus vídeos na internet pode muito bem manter todo seu equipamento regulado em um espaço RGB, e ter certeza de que seus projetos terão cores constantes na medida do possível. Um designer gráfico ao projetar um livro impresso deve optar por trabalhar a saída em CMYK, para aumentar a qualidade da reprodução de cor na gráfica, enquanto um fotógrafo que imprime álbuns, mas também divulga suas fotos online pode preferir trabalhar em HSL ou CIE-Lab, para garantir a melhor conversão das imagens tanto para RGB quanto para CMYK.
No fim das contas, a decisão por usar um espaço de cor ou outro depende do destino a ser dado ao trabalho final

Sem comentários:

Enviar um comentário